sexta-feira, 31 de maio de 2013

O que é um sábio?



O abade soube que perto do mosteiro havia um sábio foi procura-lo e perguntou:
- Se hoje você encontra-se uma bela mulher na sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?
 Não – respondeu o eremita – mas conseguiria me controlar.
O abade continuou:
- E se descobrisse moedas de ouro em seu caminho, conseguiria ver esse ouro como se fossem pedras.
 Não. Mas conseguiria me controlar para deixa-las onde estavam.
- E se você fosse procurado por dois irmãos, um que o odeia e outro que o ama. Conseguiria achar que os dois são iguais.
Com tranqüilidade ele respondeu.
 Mesmo sofrendo eu trataria o que me odeia da mesma maneira que trataria o que me ama.
Naquela noite, ao voltar para o mosteiro o abade falou aos seus noviços:
- Vou lhes explicar o que é um sábio:
É aquele que, em vez de matar suas paixões, consegue controla-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário