quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nova moeda social que circula no Assentamento Itamarati é bem aceita no comércio

O projeto de criação de uma moeda local pelo Banco Ita, no Assentamento Itamarati, já está dando certo e com bons reflexos no comércio do Assentamento Itamarati. No dia (29), o Banco Ita já deverá liberar os primeiros financiamentos para as famílias de pequenos agricultores. Alguns critérios serão necessários para a concessão do crédito.

Desde o último dia (9) com a inauguração do Banco Ita, os pequenos agricultores familiares do Assentamento Itamarati, passaram a contar com uma iniciativa inédita na região de fronteira para a realização de pequenos negócios e incentivo à produção.
A iniciativa visa dar suporte financeiro para que pequenos agricultores rurais possam obter financiamentos para investir na produção agropecuária. Uma das novidades do Banco Ita é a criação de uma moeda específica que já está circulando no Assentamento Itamarati – a chamada moeda social. As cédulas foram apresentadas durante a solenidade de inauguração do banco.
Com a nova moeda, os moradores poderão efetuar negócios, a exemplo do que é feito com o real. O Banco Ita iniciou as atividades com um aporte financeiro de R$ 17.500, que já está disponível para emprestar aos assentados. Com isto, tem início uma experiência pioneira em assentamentos rurais no Brasil: a criação de instituições de crédito para fomentar as atividades de produção.
O Banco Comunitário funciona na sede do Incra, e tem como principal objetivo o de promover o desenvolvimento local sustentável, a partir da estratégia de financiamento da produção e do consumo e da organização de redes de produtores e consumidores visando à integração de crédito, produção, comércio, consumo e felicidade humana,  pois o Banco Comunitário oferece serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços além de mais acessíveis sejam um instrumento de organização e estímulo ao desenvolvimento local.
Cabe ressaltar, que a integração destes bancos comunitários com a Rede Brasileira de Bancos Comunitários de Desenvolvimento é fundamental para a sustentabilidade da execução do projeto. A partir do primeiro contato, a Associação Cidadania São José implantada no Projeto de Assentamento Itamarati em 2005 desenvolvendo atividades do Projeto Gerando Vida da Terra que tem como finalidade amparar, assegurar e captar recursos financeiros, humanos e materiais que promovam o desenvolvimento social, econômico e educacional das famílias assentada fomentou e promoveu juntamente com a participação ativa da comunidade e demais segmentos a implantação do Banco Comunitário no Projeto de Assentamento Itamarati.
Retirado do Itamaratinews.com.br
William Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário