sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Depois dessa pulseira a Disney nunca mais será a mesma


Maior parque temático do mundo se prepara para lançar MyMagic+, uma pulseira eletrônica que irá guiar o visitante pelas atrações e aposentar filas e catracas

por Redação Galileu
Editora Globo
Esse gesto singelo é a nova catraca: mudanças no horizonte //Crédito: Kent Phillips/Disney
E eis que Pateta, Mickey, Pluto e a Cinderela embarcam na era digital. Depois de muito debater sobre como se apropriariam dos avanços impetuosos das novas tecnologias, executivos da Disney World chegaram a um denominador comum – o MyMagic+. Esqueça filas, catracas e aquele funcionário vestido de Pato Donald de pelúcia que nem sabe seu nome. A experiência de ir a Disney está prestes a mudar radicalmente.

O MyMagic+ é um pulseira de borracha que o visitante usa para interagir com praticamente tudo que existe no parque. Ela serve para entrar no parque (basta levar seu pulso até o leitor ótico, catracas são tããão século XX), serve como cartão de crédito, serve como ticket de estacionamento, serve como chave do seu quarto no hotel, serve para avisar o momento certo de chegar no brinquedo para que você não tenha que se entediar espremido em uma fila sob o Sol da Flórida.

A versão oficial diz que a ideia por trás dessa renovação tecnológica é deixar o visitante mais ativo em termos de interatividade. Personagens da Disney, que perambulam pelo parque de prontidão para aparecer nas fotos dos turistas, poderão dizer o nome da criança ou até desejar feliz aniversário desde que os pais do garoto disponibilizem essa informação no software da pulseira. Sem dúvida que isso é de deixar qualquer criancinha completamente em êxtase, puxando a manga da camisa do pai e implorando para voltar ao parque. Mas os interesses vão um pouquinho além. A pulseira fará com que a Disney saiba exatamente quanto tempo cada uma das 30 milhões de pessoas que passam lá todo ano ficou em cada centímetro do parque – terá um registro fiel e assustadoramente preciso do comportamento de seus clientes.

Analistas dizem que o grande desafio será apostar nesses recursos tecnológicos sem perder a aura de nostalgia que conduz boa parte da experiência de encantamento do parque. Se a Cinderela chamar a filhinha dos visitantes pelo nome, dificilmente isso será um problema. De qualquer forma, pelo menos em um primeiro momento, a MyMagic+ será opcional. A novidade deve ser implementada até meados de 2013. 

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