sábado, 23 de junho de 2012

23/06/2012 12:15 Dida volta ao futebol contra antigo freguês


Aos 38 anos, goleiro estreia na Portuguesa diante do São Paulo, que tenta amenizar o momento de criseLUCIANO TRINDADE/ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Luciano Amarante/DIÁRIO SPDida não conseguiu ficar longe da bola, companheira que o consagrou no futebolDida não conseguiu ficar longe da bola, companheira que o consagrou no futebol
Muitos davam a carreira de Dida como encerrada, após ele  passar dois anos longe dos gramados. Mas, aos 38 anos, o goleiro resolveu encarar um novo desafio e nesta sexta-feira, às 18h30, no Canindé, fará sua estreia pela Portuguesa. E se não bastasse a emoção de voltar a ficar em baixo das traves, o  primeiro adversário será um antigo freguês do camisa 1: o São Paulo.
Do lado tricolor a ocisão para reencontrar Dida não poderia ser menos oportuna. Eliminado na semifinal da Copa do Brasil pelo Coritiba, na última quarta-feira, os são-paulinos, agora, focam suas forças no Brasileirão e precisam da vitória para amenizar a crise que se instaurou no Morumbi.
“O adversário por ser o São Paulo com certeza me trás grandes recordações do passado. Eu tive boas atuações contra eles. Mas o importante é esse momento novo na minha carreira”, disse o arqueiro,  na última coletiva antes do jogo.
E os números de Dida comprovam porque o São Paulo tem razões para se preocupar. Nos tempos em que defendeu o Corinthians, entre 1999 e 2002, o goleiro enfrentou o Tricolor nove vezes: venceu seis, empatou duas e perdeu apenas uma.
Além disso, no dia 29 de novembro de 1999, o arqueiro calou o Estádio do Morumbi, ao defender dois pênaltis do ídolo Raí, na semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano. Com as defesas do goleiro, o time do Parque São Jorge venceu o duelo por 3 a 2 e  avançou à final da competição. E, mais tarde, se sagrou campeão.
Oportunidade/ Precisando dos três pontos para encostar no G4 do Brasileirão, o Tricolor poderá explorar o fato de Dida ainda não estar no melhor de sua forma física.
Mesmo assim, segundo o preparador de goleiros da Lusa, Alex Gregorio, será durante as partidas que o camisa 1 vai adquirir melhores condições.
“Ele está fisicamente e tecnicamente 60 %. Agora, é jogando que ele vai conseguir os outros 40%”, afirmou Alex ao DIÁRIO. Ele também rasgou elogios ao recém contratado da Portuguesa. “Se todos fossem iguais ao Dida, acho que muita gente seria uma pessoa melhor, pela humildade e pela dedicação dele”, declarou.
Entrevista 
Dida_ Goleiro da Portuguesa
‘Para me conhecer, tem de estar sempre do meu lado’
DIÁRIO_ Em que nível está o seu condicionamento físico?
DIDA_ Eu estou me sentido bem. Ainda não estou na minha forma 100%, justamente pelo período de apenas um mês de treino, mas acredito que, depois que a gente começar a jogar e  tiver mais  treinos, vou adquirir a melhor forma. 
Como é seu relacionamento com o grupo? Você também é tímido, assim como é na frente das câmeras?
Esse é meu jeito de ser. Para me conhecer tem de estar sempre do meu lado. Eu tenho uma ótima convivência aqui com os outros goleiros. Somos em quatro e treinamos sempre juntos.  E  nos momentos de descontração a gente procura se descontrair. A gente  brinca mesmo justamente para que o trabalho não seja muito pesado.
A frieza que você demonstra de baixo das traves intimida os atacantes rivais?
Não sei se intimida os atacantes. Só sei que eu sempre fui assim desde quando comecei a jogar. Nunca mudei . E realmente eu não sei se isso é uma qualidade ou um defeito, mas acho que eu me sinto bem com essa maneira que eu sou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário