domingo, 3 de junho de 2012

Os 7 erros mais comuns cometidos no Facebook


Aline CarvalhalDa redação
Os alertas sobre a exposição na web não são novidade, mas parece que ainda existe muita gente com a necessidade de chamar atenção. O Orkut foi um dos pioneiros em fomentar a prática de “se mostrar” na rede e foi também por causa dele que se levantaram os primeiros alertas a respeito dos riscos dessa espetacularização pessoal, no Brasil. Infelizmente, ainda temos muito o que aprender. Aos usuários do Facebook, o site AllFacebook dá a dica de como se proteger na web com a lista 7 erros mais comuns cometidos no Facebook
Facebook é alvo de conteúdos maliciosos (Foto: Divulgação)Proteja-se quando acessar o Facebook
1. Revelar sua data de nascimento completa
Por que alguém mostraria sua data de nascimento completa em um ambiente público? A menos que você tenha 25 anos ou menos, porque diabos você iria querer que alguém entendesse por que você canta música de elevador ou por que você não pensa mais no limite de velocidade como um desafio? De acordo com os especialistas, revelar sua data de nascimento completa é exatamente o que um ladrão procura para encaixar as peças no seu perfil e fazer de você sua próxima vítima. Se você apenas deseja ganhar os parabéns de aniversário, basta fornecer seu mês, dia de nascimento e excluir o ano.
2. Dizer que você não está em casaDizer que está "Away" é tão arriscado quanto colocar uma placa na sua porta dizendo “Fui pescar”. Ladrões vêm em todas as formas, cores, sexos e por todos os lados, e eles podem muito bem estar escondidos atrás de perfis falsos no Facebook. Só compartilhe sobre suas férias depois de você já ter girado a chave da porta da frente e colocado a placa “É bom estar de volta”.
3. Usar uma senha óbviaPor que usar uma senha de Facebook que qualquer um pode descobrir? Tente evitar palavras comuns e nomes quando for registrar sua conta. Você pode optar por misturar letras em caixa-alta, símbolos e números. Fica a dica: Coloque símbolos e números no meio de uma palavra para despistar os hackers.
4. Ignorar os controles de privacidadeControles de privacidade são muito subestimados. O Facebook colocou essa poderosa ferramenta em suas mãos para que você possa evitar que certos contatos vejam coisas que você simplesmente não quer que eles vejam. Você pode usar essa tática para restringir pessoas de ver fotos, informações pessoais e até suas postagens no mural. Organize seu controle de privacidade por amigo ou grupo de amigos, e então respire aliviado. Você poderá falar sobre o dia horrível no emprego sem que os seus colegas de trabalho possam ler o que você postou.
5. Não pensar antes de postarAgentes da lei, empregadores e até seguradoras estão de olho nas páginas do Facebook tentando descobrir sobre você. Então, não poste nada que possa te colocar na cadeia, te demitir ou ter seu seguro cancelado por permitir que eles descobrissem que você mentiu sobre o risco do seu estilo de vida. Um estudo feito em 2009 pela firma de segurança de internetProofpoint estima que 8% das companhias demitiram alguém por “mau uso” de mídias sociais. E nós temos muitas razões para acreditar que os números tendem a crescer – não seja parte dessas estatísticas!
6. Não usar o recurso de mensagem por InboxPor que você convidaria certas pessoas para a festa de aniversário do seu filho no seu mural? Use o mecanismo de mensagem privada para se comunicar com os poucos selecionados para o evento ou para conversas que não interessam a todo mundo.
7. Mencionar o nome dos seus filhos menores de 13 anos
É realmente necessário mencionar seus filhos por nome em uma rede com 12 amigos reais e 443 do tipo “Eu não conheço, mas adicionei assim mesmo”?
Pais precisam saber que quando se relaciona na rede, segurança é uma responsabilidade compartilhada entre os usuários do Facebook e o site.
Infelizmente, existem muitas pessoas indesejáveis como estupradores e sequestradores, que podem ter ou obter acesso a seus dados e a segurança de um usuário depende tanto do site quanto dele mesmo. Você realmente deseja que esse pessoal saiba os nomes dos seus filhos ou para qual escola eles vão? Dar privacidade a eles é uma regra paterna de senso comum no Facebook! Siga!
William Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário