quinta-feira, 28 de junho de 2012

Livro sobre a inteligência emocional.


28/06/2012 Inteligência emocional


Passei vários anos tentando desenvolver a maior de todas as nossas inteligências, a inteligência emocional.
Devido a vários desafios a que fui submetido, tinha uma alma muito deficiente em relação à inteligência emocional, e quando a gente é assim, passamos a ser, joguetes nas mãos de pessoas inescrupulosas.
Depois de muita dificuldade, porém, consegui através de um relacionamento estável, equilibrar meus sentimentos e ir trabalhando melhor minhas emoções.
Hoje sei que dediquei muito tempo da minha vida procurando dar sentido à ela, sem compreender fatos simples de nossa existência.
Qual a necessidade de estudar? Por exemplo, era uma situação que eu não compreendia mesmo, como naquela aula de matemática que você está aprendendo sobre teoremas e  não vê a necessidade de aprender isso.
Então quero dividir com vocês alguns pontos que considero importantes:
Como desenvolver a inteligência emocional? Através de exemplos vamos citar algumas relações sobre isso.
Fantasias- nós fantasiamos demais a nossa vida, e não conseguimos aprender com os erros do passado, sabe, podemos dizer daquelas pessoas que passam a vida toda escolhendo seu par baseados em aparência física e que só se menosprezam, achando que isso seja normal na vida.
Como trabalhar isso? Podemos simplesmente olhar nosso passado com criticidade e ver que em cada relacionamento que entramos e que se acabou, pode ter um ensinamento pra gente ficar mais forte. Força não significa ser amargo ou ser arrogante, a força é a gente se ver de uma forma mais ampla e protegida.
Como você procura a inteligência emocional  baseada em estereótipos, olhando somente a embalagem?Você ao procurar o par ideal deve levar em conta principalmente o respeito que a pessoa tem por você.
Somos humanos e temos erros, mas o pior de todos é subjugar alguém, menosprezar quem nos ama. E tem muitas pessoas que acham que no amor vale tudo, não! O amor é uma troca de experiências. Se é assim que elas sejam em sua maioria agradáveis, baseadas no respeito e amor mútuos.
Se você não tem isso no seu relacionamento, comece a buscar, passe a oferecer isso, tenho certeza que isso fará muito bem a quem você gosta e a você próprio.
No próximo texto continuaremos a conversar sobre a inteligência emocional.


29/06/12 Inteligência emocional II




Acho muito importante a abordagem sobre este tema tão pouco discutido, sobre a inteligência emocional, agora vou continuar falando sobre fantasia.
Por mais inocente que possa parecer, tem gente que fantasia muito a sua vida, talvez para tentar aliviar as tristezas, ou as mágoas em sua vida. Você lembra-se dos contos que ouvíamos quando crianças de estórias de contos de fadas.
Muitas pessoas creem tanto nisso que refletem em seus relacionamentos essas estórias e, portanto não conseguem obter êxito, ou felicidade delas. Sabendo que a vida não é um conto de fada e sim uma etapa constante de aprendizados.
Parece uma infantilidade quando vemos neste ponto de vista, mas tem muitas diferenças entre as nossas múltiplas inteligências, não só porque a pessoa é competente em alguma outra inteligência que ela esteja preparada para ter um controle de sua inteligência emocional.
A vida é importante para que através de nossas experimentações possamos melhorar e ter uma vida cada dia mais estável, mesmo sabendo que isso é uma coisa praticamente impossível, pois a vida é cíclica e, portanto sempre estaremos passando por momentos bons e ruins, o que difere as pessoas é se importar ou se influenciar por estes momentos.
Por várias vezes na minha vida pude parar para refletir sobre momentos e decisões tomadas, analisando racionalmente todas as minhas conquistas e erros.
Talvez seja esta a palavra chave “o erro”, é tão difícil nós reconhecermos nossos erros e infinitamente mais fácil encontramos os erros nos outros.
Faça uma análise de sua vida mesmo que ela te pareça perfeita, ressaltando suas virtudes e seus maiores defeitos, para que você possa visualizar o que você deve melhorar em si.
Excesso de carinho, de carência, necessidade de chamar atenção, sentimento de falta que você talvez não possa explicar, podem ser alguns fatores que podem dizer se você tem problemas em sua inteligência emocional, conheça-se melhor, identifique seus defeitos para atenuá-los ou acabar com eles.
Não é porque a vida um dia lhe foi ingrata que você vai ser um poço de amargura e insatisfação, ame mais, viva mais, saia de casa, vá viver uma vida plena, de uma chance para a sua mente desenvolver lendo um livro, por exemplo, vá a igreja cuidar de sua espiritualidade também, assista menos tv, escute mais músicas, encontre mais quem te faça bem, com o passar do tempo você vai ver que você vai ficar mais forte.
No próximo texto continuando a linha da inteligência emocional , vou tratar sobre "Sonhos e Expectativas Versus Realidade.
William Rafael-Professor-Escritor



01/07/2012 Sonhos, expectativas Versus Realidade.


A maioria das pessoas sonha, mas não traçam objetivos para se realizar este sonho. E este sonho permanece utópico (inalcançável), fica só no campo da imaginação.
Daí a pessoa deixa a vida tomar as decisões por ela, não se sente plena e a felicidade está baseada somente ao acaso, onde está a determinação das pessoas? Talvez escondida sobre o pretexto mais simples que é o futuro.
Partindo do princípio que a gente não dura para sempre, sabemos que muitas frustrações em nossa vida podem nos cegar emocionalmente, devemos sim aprender a nos planejar para alcançarmos nossos objetivos.
Quer perder peso, primeiro esqueça a televisão que aliena você, que mostra realidades as quais você nunca vai viver, e vá fazer uma atividade gostosa, caminhe um pouco, levante e ande 15 minutos e depois volte, depois de um mês, você vai ficar muito mais disposto e muito mais saudável.
Nós queremos sempre realizar nossos sonhos, mas não queremos conceder nosso tempo para que isso aconteça quem não sabe aguardar o futuro pode geralmente nunca vai saber o gosto de esforçar-se e fazer concessões para ter seu sonho realizado, como por exemplo, fazer uma faculdade, quantos se dispõe a sair de casa toda a noite para estudar, abdicando seu tempo com a família em prol de um futuro profissional mais bem remunerado.
Eu mesmo passei quatro anos estudando em uma cidade 150 km distante da minha, fazendo 300km por dia em ônibus escolar, por compreender que para eu mudar meu destino eu tinha que fazer concessões, e se querem saber se isso foi um sacrifício, não sinto desta forma, acho que fiz pouco ainda nesta conquista de graduação, pois meus pensamentos sempre foram voltados a obter o êxito, para melhorar minha vida, e mudar a minha realidade.
Sempre tenha em mente o que você vai ser daqui a alguns anos, isso se chama planejamento a longo prazoestabeleça metas, só que aprendi que as metas devem ter além do fim, um início imediato.
Quero ser empreendedor, por exemplo, procuro conhecer um ramo onde eu me dedicaria com qualidade e que eu goste, iria num escritório de contabilidade onde eu saberia os custos para abrir a empresa de forma legal, buscaria nos bancos as condições para que meu negócio seja sustentável, máquinas de cartões, empréstimo para capital de giro, faria cursos de empreendedorismo via internet ou presencial, iria no Sebrae, entende, eu não posso estabelecer metas e ficar deitado em casa, elas nunca se concretizarão, metas são sempre associadas a uma ação, não a acomodação.
Outro exemplo, quero estudar fazer uma graduação, procure todas as formas de fazê-la gratuita, faça o Enem para tentar o ensino superior gratuito, se não der certo tente o ProUni, se não der certo, veja um curso onde você possa custear sua graduação, procure um curso que tenha a ver com sua necessidade, veja a quantidade de profissionais que já estão formados, caso sejam muitos será mais difícil para você arrumar um trabalho posteriormente e se dedique aos anos de conclusão, serão anos de excelente aprendizado, se alguém lhe disser o contrário, diga a ele, o futuro quem constrói sou eu, não me abalarei e nem me contentaria com menos.
Por último gostaria de dizer que quem deseja o sucesso deve ir em busca dele.
 No próximo capítulo trataremos sobre o foco de nossas ações para ter um equilíbrio emocional.


01/07/2012 Visualizações de si e como o mundo  vê você!
Eu era uma pessoa extremamente tímida e ,portanto não sabia como me comportar em relação as mudanças sofridas no meu corpo na adolescência, achava que todos estavam olhando para mim, se importando com o que eu fazia. Tem uma vez em que entrei de férias na escola, e quando voltei já havia crescido muito e sempre batia alguma parte do meu corpo em algum lugar, pois havia crescido muito. Desengonçado, desenturmado, passando por muitas transformações.
Um dia fui fazer um curso de organização de eventos, éramos 02 homens e 19 mulheres no curso, e tive um dia que desfilar, quase morri de vergonha, mas fui, imaginando que alguém se importava com o que eu fizesse ou não, depois deste dia mudei. Acabou a timidez, e daí, me pergunto o que houve?
Os tímidos acham que as pessoas se importam com eles, vivem sempre se imaginando fazendo coisas erradas, ou com medo de tentar determinadas atitudes, saiba ninguém se importa com você, as pessoas estão muito ocupadas pensando em si mesmas para notarem você.
Aos tímidos falta mais atitude, falta determinação, erguer mais o queixo para poder respirar melhorar, melhorar a postura, e isto não acontece de um dia a outro e sim por etapas, comece a fazer a diferença.
Depois deste batismo de fogo, comecei a brincar com isso, então consegui vencer meu medo de falar em público. E é assim, as pessoas procuram sempre agradar os outros e esquecem que devem também se agradar, vivem pelo que a sociedade lhe impõe, está certo, mas está errado pela insatisfação gerada, pela falta de intensidade, e pela imagem distorcida que se tem.
Você é dono de si, você trabalha pra si, ninguém lhe põe um prato de comida em sua mesa, então porque ceder tão drasticamente à sociedade. Não que você vai se isolar e viver numa caverna, mas tentar agradar-se é uma forma de ser feliz, não se amarre emocionalmente a situações, se não tem conserto, vá em busca do que te faça feliz.
Tem gente que se humilha a vida toda em busca de um ideal, ou por estarem acomodados emocionalmente e nunca se arriscam. Passam a vida toda apaixonados por alguém que nem sabe que ela sinta algo. Fale, a vida é curta, você está esperando o quê para ser feliz, ame mais, cuide de quem gosta de você, não de desculpas, e viva intensamente.
Melhor coisa é você poder encher a boca e dizer o quanto a pessoa que está do seu lado representa para você, se não der certo, pode até não dar, mas por covardia não foi, foi pela ação e não pela acomodação.
Você a partir deste instante pode optar por ser covarde em teus sentimentos, ou ao menos tentar ser feliz, evitando desgastes desnecessários, é óbvio, procure quem possa realmente te fazer feliz, não procure, princesas em torres, sapos podem sim virarem príncipes, olhe ao seu redor e onde menos espera pode estar alguém que o faça maravilhosamente feliz, controle emocional é a chave para a verdadeira felicidade.
No transcurso deste livro trarei mais discussões e visualizações acerca deste tema incrível, que é o controle emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário