segunda-feira, 11 de junho de 2012

PARÁBOLA CHINESA


Era uma vez um menino chinês pobre que estava, triste, sentado na calçada no lado de fora da sua casa. O maior sonho dele era Ter um cavalo, mas não tinha dinheiro. Nesse dia passou uma cavalaria, que tinha um potrinho que era incapaz de acompanhar o grupo. O dono da cavalaria, sabendo que esse era o maior desejo do menino, perguntou se ele queria o cavalinho.
Sorrindo de felicidade, o menino aceitou.
Ao saber disso, um vizinho veio correndo ao pai dele e disse: "Isso é que é sorte! Ele queria um potrinho e veio uma pessoa e atendeu ao desejo do menino! "O pai olhou para o vizinho e disse :
"Pode ser sorte ou azar."
O menino cuidava do cavalo com carinho enquanto ele crescia, mas um dia, o cavalo fugiu. Dessa vez, o vizinho disse ao pai : " Seu filho deu o maior azar ! Cuida do cavalo desde pequeno e quando ele cresce, foge." O pai disse a mesma coisa :
"Pode ser sorte ou azar."
O tempo passou e um dia o cavalo voltou, liderando uma manada selvagem. O menino, que já era moço, conseguiu cercar todos os cavalos e ficar com eles.O vizinho fofoqueiro voltou a falar:" Seu filho é que tem sorte ! Cria um potrinho que foge e volta com uma manada de brinde ! "O pai olhou para o vizinho e disse novamente:
"Pode ser sorte ou azar."
Mais tarde, o rapaz estava treinando um dos cavalos quando cai e quebra a perna. O vizinho que estava por perto, disse ao pai : "Isso que é azar ! O cavalo foge, volta com uma manada, e depois de um tempo feliz, fica treinando os animais e quebra a perna ! " O pai com a mesma tranquilidade de sempre, disse:
"Pode ser sorte ou azar."
Dias depois, o reino onde morava, declarou guerra ao reino vizinho. Todos os jovens são convocados, menos o moço que estava com a perna quebrada. O vizinho, desesperado com a convocação de seu filho, chora as mágoas com o pai do garoto do cavalo: "Seu filho, sim é que tem sorte ! Bendita hora para quebrar a perna." O Pai olha para o vizinho fixamente e diz :
"Pode ser sorte ou azar ... "

Assim é a vida. O que pode ser azar num momento, acaba virando sorte e vice-versa. Por isso, não se desespere com a falta de sorte e trabalhe novamente, ainda com mais vontade.
As coisas podem virar de um dia para outro. E viram.

Livro Fonte : Pés no chão cabeça nas estrelas, Dr. Lair Ribeiro , Editora Moderna

Nenhum comentário:

Postar um comentário